Textos latinos‎ > ‎

Vita Domini Nostri Jesu Christi ex quatuor evangeliis

Número

lt.021

Título

Vita Domini Nostri Jesu Christi ex quatuor evangeliis

Meditationes Iesus Christi

Texto a que deu origem

Vita Christi

Vida de Cristo (pt.021)

Autor

Ludolfo da Saxónia

(finais do século XIII, Saxónia – 1377/8, Estrasburgo)

Língua

Latim

Caracterização

Texto biográfico que narra a vida de Jesus Cristo a partir das informações dadas pelos quatro Evangelhos. A vida foi enriquecida com comentários de santos padres e escolásticos ainda meditações de teor moral e dogmático do autor. Assim contribui para aprofundar o movimento espiritual denominado deuotio moderna, que propõe uma vida comunitária, de meditação e trabalho manual (sobretudo relacionado com a cópia de livros). Ver Lorenzo, 1993:684 e Nascimento, 2001: 126-127.

Data

Século XIV

Local

Eventualmente Mongúcia

Contexto da redação do texto original

Pertencente à Ordem dos Frades Pregadores, Ludolfo da Saxónia foi autor de inúmeros estudos religiosos, tendo escrito também esta obra, que conheceu um enorme êxito a partir do século XV. De facto, dela foram produzidas inúmeras cópias em diversas línguas, tanto manuscritas como impressas.

Versões existentes e sua localização

A grande popularidade e difusão do texto fez com que ainda hoje existam várias cópias manuscritas e impressas do texto. As primeiras impressões datam de fins do século XV, tendo sido feitas traduções em várias línguas, como português, espanhol, italiano, catalão, etc.

Um dos testemunhos impressos – da Biblioteca Estatal da Baviera – encontra-se online e pode ser descarregado gratuitamente. Outras cópias encontram-se na British Library, na Biblioteca comunale dell'Archiginnasio (Bolonha), na Biblioteca Nacional da Holanda (Koninklijke Bibliotheek), na Biblioteca da Universidade de Sevilha e ainda no site http://www.enluminures.culture.fr/ (ver em http://www.enluminures.culture.fr/documentation/enlumine/fr/rechexperte_00.htm).


Estudos

Referências bibliográficas:

BODENSTEDT, Sister Mary Immaculate (1944) The Vita Christi of Ludolphus the Carthusian Washington D.C.: The Catholic University of America Press.

NASCIMENTO, Aires A. (2001), “A Vita Christi de Ludolfo de Saxónia, em português: percursos da tradução e seu presumível responsável”, Euphrosyne, 29, 125-142.