Textos latinos‎ > ‎

Gregorii Magni Dialogi libri IV

Número

lt.018

Título

Gregorii Magni Dialogi libri IV

Dialogorum Livri Quatuor

De Vita et Miraculis Patrum Italicorum

Texto a que deu origem

Diálogos de São Gregório

Diálogos

Os Quatro Livro dos Diálogos (pt.018)

Autor

São Gregório Magno, Papa

(540-604 d.C.)

Língua

Latim

Caracterização

Obra de fundo edificante dividida em quatro livros que surge como resposta às questões colocadas por um diácono de nome Pedro a propósito da existência de homens virtuosos em Itália. Os quatro livros apresentam assuntos definidos: nos livros I e III, São Gregório dedica-se a narrar histórias sobre diversos santos; o livro II é dedicado por inteiro à vida de São Bento, apresentado como o monge perfeito; o livro IV aborda questões sobre a imortalidade da alma, tendo levado a que por vezes a obra tenha sido conhecida por De immortalitate animarum..

Data

Finais do século VI d.C., provavelmente depois de 593.

Local

Talvez Roma, se atentarmos no facto de São Gregório ter escrito o livro provavelmente depois de já ter sido eleito Papa.

Contexto da redação do texto original

Esta obra terá sido escrita provavelmente depois de São Gregório se tornar Papa, numa altura em que, em Itália, variados problemas o levaram a compor um conjunto de narrativas destinadas a levar os homens a observar a vida de santos e os milagres, visões e virtudes que lhes permitiam viver num mundo conturbado. Assim se exortavam os homens a buscar uma vida espiritual.

Versões existentes e sua localização

Em Portugal existem dois testemunhos em latim:

- o códice alcobacense 35/176 (Biblioteca Nacional de Portugal);

- o códice 73 da Biblioteca Pública Municipal do Porto (na sua origem pertenceu a Santa Cruz). Ver Meirinhos e Toste, 2000: 204.

Estudos

MEIRINHOS, J. F. e TOSTE, Marco (2000) Incipitário e Índice de fins de texto dos manuscritos de S. Cruz de Coimbra. Porto: Gabinete de Filosofia Medieval.

NASCIMENTO, Aires Augusto e MEIRINHOS, J.F. (dir.) (1997) Catálogo dos códices da Livraria de Mão do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra na Biblioteca Pública Municipal do Porto. Porto: Biblioteca Pública Municipal do Porto.

SILVA, Nelmira Moreira (1999), As versões latina e portuguesa dos Diálogos de São Gregório: um estudo comparativo da ordem das palavras. Tese. São Paulo: UNICAMP – Instituto de Estudos da Linguagem.

SILVA, Rosa Virgínia Mattos (1964-1973). O estudo linguístico de um texto português do século XIV. Boletim de Filologia, 22, 263-280.

SILVA, Rosa Virgínia Mattos (1993). Diálogos de São Gregório. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da literatura medieval galega e portuguesa. Lisboa: Caminho, 215-216.